Gestão

O primeiro mapeamento de ManagementTechs do Brasil

Por 13 de agosto de 2019 One Comment

Um panorama para ajudar a gestão

Nesse artigo vou contar um pouco de como surgiu a ideia de construir um ebook e um mapa de soluções tecnológicas para gestão. E como ele pode ajudar startups, empresas de alto crescimento, micro e pequenas empresas.

Faltam categorias

Quem trabalha no universo de startups e de venture capital está acostumado a ver as empresas e suas soluções tecnológicas de forma categorizada.

Fintechs, Healthtechs, Construtechs, Agrotechs, Edtechs, Lawtechs, Retailtechs,…

Essa é uma forma de categorização que leva em consideração o setor/mercado na qual determinada empresa está inserida.

Ela resolve o problema de quem?

Não tem muito a ver com o tipo de tecnologia, que pode ser software (na verdade a maioria) ou hardware, biotecnologia, construção, novos materiais, nanotecnologia, microeletrônica, mecânica, design e até de processo.

Sempre que eu observava essas categorias sentia falta de um grupo de ferramentas que ajudassem na gestão do backoffice de qualquer empresa.

Ao mesmo tempo existiam diversas empresas classificadas como fintechs que não tinham nada a ver com crédito, mercado financeiro ou transações e meios de pagamento.

Como se dedicar para a gestão estratégica

Paralelo a essa percepção fui desenhando o meu próprio negócio. Um projeto que em 2018 veio a se concretizar através da Escola do Financeiro.

O propósito é ajudar empresas a tornarem seu financeiro uma área mais estratégica e menos operacional.

No começo desenhei cursos, consultorias e serviços que sofisticassem a gestão financeira, mas bati de frente com um obstáculo imenso:

O alto volume de atividades operacionais que a maioria dos profissionais do financeiro enfrentam todos os dias.

Depois de ouvir dezenas de depoimentos em tom de desabafo, resolvi mergulhar nos bastidores dessa realidade, assumi a área financeira de uma empresa e meti a mão na graxa.

Essa jornada ainda está em andamento. Junto com ela, quero criar diversos produtos, para realmente ajudar os responsáveis pelas áreas financeiras a deixarem de ser coadjuvantes operacionais para se tornarem protagonistas estratégicos.

Descobri, por exemplo, que não adianta nada ajudar uma empresa a fazer um planejamento financeiro de longo prazo perfeito, se não existem condições operacionais de acompanha-lo.

Faltam ferramentas, processos, conhecimento e, principalmente, cultura. A disciplina reforçada pela resiliência de mapear processos, desenhar melhorias, pesquisar ferramentas, implementa-las, acompanhar os resultados e repetir esse ciclo quantas vezes for necessário.

O processo de desenvolvimento do panorama

Adotando a prudência que esse desafio exige, resolvi começar por uma tarefa: mapear as soluções que automatizam tarefas operacionais. As que reduzem o tempo gasto pelas pessoas com atividades que não agregam valor, produzem erros, retrabalho e desperdícios.

Foi então que no começo de 2018 iniciei a listar diversas soluções tecnológicas que não eram fintechs e poderiam ajudar empresas a otimizarem suas operações administrativas e financeiras.

Listei todos os processos que são normalmente delegados a essa grande área e descobri que a lista é enorme. Mais extensa do que qualquer outra área como vendas, marketing ou produção. Talvez processos menos complexos, mas sem dúvida uma lista mais extensa.

Infelizmente, a maioria desses processos é de total desconhecimento do restante da empresa.

O problema é que são extremamente importantes para manter a saúde do negócio, a solidez da governança da empresa e a conformidade com leis, normas e regulamentações.

Com essa lista de processos em mãos, começou a etapa de agrupamento em categorias e sub-categorias.

Depois de um ano e meio de trabalho, muita pesquisa, a primeira versão do ebook ficou pronta.

E resolvemos chamar essa categoria de empresas de ManagementTechs.

Ao todo foram mapeadas 9 grandes categorias ou áreas, 47 sub-categorias e 308 soluções tecnológicas.

As 9 grandes áreas são apresentadas no eixo lateral esquerdo e as subcategorias, algumas presentes em mais de uma área, na parte central do mapa. Em cada subcategoria estão listadas todas as soluções que encontramos. Muitas dessas soluções estão presentes em mais de uma subcategoria.

Na parte superior podemos ver um eixo que mostra um gradiente. Ele começa na esfera estratégica, passa pela tática, e vai até as soluções que ajudam diretamente as atividades mais operacionais.

Acesse aqui o ebook e baixe totalmente de graça para descobrir quais são essas classificações e as empresas que encontramos.

O futuro deste mapeamento

Uma das coisas que aprendi é que gestão é um problema muito abrangente. É uma atividade que está presente em qualquer empresa, de qualquer estágio, tamanho ou setor.

Talvez por essa ampla abrangência ninguém se dispôs até o momento a realizar esse mapeamento.

Com certeza existem críticas e melhorias a serem feitas nesse estudo.

Estou ansioso para receber as sugestões e já começar a segunda edição. Que pode, inclusive, receber uma versão digital para consulta, atualização de cadastro pelos próprios empreendedores que desenvolveram as soluções, avaliações de usuários e cupons de desconto.

O que acham?

Conto com a ajuda de vocês.

BAIXAR O EBOOK PANORAMA MANAGEMENTTECHS

Artigos relacionados:
O que faz o financeiro? E qual é a diferença entre CFO, Diretor Financeiro e Controller?
Os 7 estágios de maturidade da gestão financeira empresarial

One Comment

Deixe um Comentário